Resolução de Problemas

Esta disciplina objetiva introduzir as principais atividades no contexto de desenvolvimento de software e preparar preliminarmente para a resolução de problemas contextualizados no processo de desenvolvimento de software.
Inicialmente é discutida a motivação para o uso de processos de desenvolvimento de software, bem como modelos teóricos utilizados para descrever e orientar tais processos. Então, são apresentadas atividades consideradas fundamentais aos processos de desenvolvimento de software e, finalmente, um processo de resolução de problemas é conduzido e avaliado.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Problema III - RP II 2010

Controle de exames por imagem

A difusão de equipamentos como o de ultra-sonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, retinografia digital e outros, faz com que o diagnóstico por imagem seja cada vez mais usado na cura e prevenção de doenças. A unidade de diagnóstico por imagem do Hospital Universitário Divina Providência acaba de ser inaugurada, e já está com um grande problema. Essa unidade conta com equipamentos de última geração no que se refere à aquisição de imagens. No entanto, os técnicos em radiologia, médicos e demais pessoas envolvidas, descobriram que esses equipamentos geram imagens digitais e não mais em filmscreens ou "chapas". Para acompanhar essa evolução tecnológica, a gerência do hospital determinou que o CPD (Centro de Processamento de Dados) do hospital, desenvolva um novo software capaz de gerenciar todas as imagens dos pacientes.  Vocês são os desenvolvedores de software do CPD do Hospital Divina Providência e, se comprometeram em modelar e desenvolver um sistema em Java para gerenciar as diferentes modalidades de exames de imagens dessa unidade de imagens. Esse sistema, será utilizado pelo radiologista (que irá associar paciente com imagens), pelo médico que poderá ter acesso às informações de imagem de cada um de seus pacientes para fins de interpretação do exame e outros.


Exigências: Gerenciar modalidades significa armazenar e recuperar essas imagens digitais ou digitalizadas. Para fins de simplificação, se determinada modalidade é gerada e armazenada utilizando codificações conhecidas como .JPG ou TIFF o sistema deve exibir essa imagem na tela. Caso contrário, se a imagem gerada for no padrão DICOM, o sistema deve, pelo menos, indicar o lugar onde determinada imagem está armazenada no disco rígido. Esse tipo de sistema é muito útil para um radiologista ou técnico em radiologia que precisa gerenciar todas as informações existentes entre Médico, Paciente e Tipo de modalidade.

Além das exigências gerais,  todos os campos de informação a serem preenchidos pelo usuário devem ser tratados: Ex: Se for pedido a idade de uma paciente ou médico, não se poderá digitar letras ou deixar o campo vazio. Em adição, se for requisitado para cadastro o nome de um paciente ou médico, por exemplo, não se poderá digitar números. O sistema terá de controlar também se determinada data é correta para evitar inconsistências futuras; Exige-se também o armazenamento persistente dos dados cadastrais, isto é, em arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário