Resolução de Problemas

Esta disciplina objetiva introduzir as principais atividades no contexto de desenvolvimento de software e preparar preliminarmente para a resolução de problemas contextualizados no processo de desenvolvimento de software.
Inicialmente é discutida a motivação para o uso de processos de desenvolvimento de software, bem como modelos teóricos utilizados para descrever e orientar tais processos. Então, são apresentadas atividades consideradas fundamentais aos processos de desenvolvimento de software e, finalmente, um processo de resolução de problemas é conduzido e avaliado.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Problema I - RP II 2010

Controle de Estacionamento

O estacionamento PareAqui, localizado do centro da cidade de Alegrete,  tem um fluxo de veículos muito grande no seu dia a dia. Até hoje o controle é todo feito usando anotações em papel. Porém esse tipo de controle tornou-se inviável. Assim, o dono do local, o Sr. Estácio Namento, decidiu automatizar o controle de entrada e saída de veículos. De acordo com o Sr. Estácio, o sistema deve permitir o cadastro dos clientes mensalistas e o registro de entrada e saída de veículos, tanto de clientes mensalistas quanto de clientes horistas. Na entrada do veículo no estacionamento, o funcionário deve digitar a placa do veículo e o sistema verificará se o cliente é horista ou mensalista. Durante a saída, o funcionário também digitará a placa do veículo e o sistema irá calcular o valor a ser pago (no caso de horistas). O registro de pagamento de mensalista é feito a qualquer momento do mês. Se o pagamento não estiver em dia, o registro de entrada de veículo é feito como um horista. Deve ser possível consultar as listas de mensalistas em atraso e também a lista de pagamentos do mês (horistas e mensalistas).

Exigências:  Além das exigências gerais, todos os campos de informação a serem preenchidos pelo usuário devem ser tratados: Ex: Se for pedido a idade de um cliente, não se poderá digitar letras ou deixar o campo vazio. Em adição, se for requisitado para cadastro o nome de um cliente, por exemplo, não se poderá digitar números. O sistema terá de controlar também se determinada data é correta para evitar inconsistências futuras. Exige-se também o armazenamento persistente dos dados cadastrais em arquivo. Se requisitado, todas as informações cadastradas devem ser exibidas na tela.

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